Com o objetivo de reivindicar melhor estrutura e atendimento para a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), a superintendente de Políticas Públicas para Mulheres de Contagem, Gê Nogueira, juntamente com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa, se reuniu com o secretário de Estado de Justiça e Segurança, General Mário Lúcio Araújo, na Cidade Administrativa.
Além da comissão, participaram da reunião parlamentares, secretários municipais e representantes das instituições que integram a Rede de Enfrentamento aos Crimes contra Mulheres de Contagem. Na ocasião, foi reivindicado ao governo estadual um local mais próximo de toda rede e mais adequado, com espaço físico com acessibilidade e melhor distribuição, próximo a pontos de ônibus.
O secretário estadual se comprometeu a realocar a delegacia para uma nova sede. “Queremos melhorar as condições de atendimento à população”, afirmou. Segundo o General Mário Lúcio Araújo, a proposta é uma visita ao antigo Fórum de Contagem (bairro Centro) para verificar a viabilidade de instalação de novas estruturas de apoio à população. Além disso, ele prometeu encaminhar mais uma equipe da Patrulha Militar para a delegacia, realizar cursos de formação aos policiais para atendimento às vítimas de violência doméstica e contratar uma psicóloga para compor a equipe multidisciplinar.
A superintendente de Políticas Públicas para Mulheres de Contagem, Gê Nogueira, saiu esperançosa do encontro. “Com essa visita, conseguimos o apoio do secretário de Estado Justiça e Segurança. Desta forma, foram discutidas as necessidades e os desafios, tais como, a mudança da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) para um espaço mais centralizado e acessível, bem como, o amparo de toda rede de enfrentamento”, destacou.
Gê Nogueira solicitou também uma reunião para retomar as negociações com a Secretaria de Segurança Pública com o objetivo de acelerar a instalação da Cadeia de Custódia, no Hospital Municipal de Contagem. “A reunião foi muito importante para os avanços no enfrentamento à violência contra a mulher. A Prefeitura de Contagem está empenhada em solucionar a questão, em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania e o Comitê Estadual de Gestão do Atendimento Humanizado às Vitimas de Violência Sexual”.